quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Dez razões por que os iranianos são as pessoas mais gentis do mundo (para turistas estrangeiros)



Já havia lido relatos de viajantes que disseram que o Irã é um dos países mais receptivos com visitantes. Isso foi confirmado mais uma vez numa página que encontrei no Facebook, chamada VeloMad. Veja a seguir!


Nós amamos o Irã - Ame o país, mas não suas políticas. 

1 - Cerca de 30 pessoas por dia que me param na rua, perguntam: "Há alguma coisa que eu possa te ajudar?" ou "Bem-vindo ao Irã!"

2 - Cerca de três vezes por dia, completos estranhos me perguntam onde está o meu hotel e me convidam para ficar com eles.

3 - Quando me encontro vagando pelas ruas enquanto olho para um mapa, as pessoas dispõem até 30 minutos do seu tempo mostrando-me o caminho para o meu destino.

4 - Como no Japão, é uma cortesia comum no Irã (ou Irão) dar o seu lugar no metrô quando uma pessoa idosa entra. O que me surpreendeu é que muitos iranianos deram o seu lugar para mim, porque eu era um turista. Quando tentei dizer-lhes que estava bem de pé, eles: "És um turista, não é? Obrigado por terem vindo ao Irão! Deixe-me expressar a minha gratidão! Por favor, sente-se!"

5 - Ao visitar o sítio do Patrimônio Mundial de Naqsh-E Jahan, em Esfahan, mais de 20 pessoas ofereceram-me para tomar chá ou almoçar juntos, alguns com as suas famílias!

6 - Pessoas frequentemente pedem-me para tirar uma fotografia.

7 - Pessoas me convidam para um chá ou uma refeição sem razão aparente. Sempre que eu tentava pagar, eles insistiam para eu ficar com o meu dinheiro.

8 - A maioria das lojas não tentam roubar turistas.

9 - Turistas estrangeiros são celebridades instantâneas. Sempre que eu estava em um lugar turístico, estava cercado por iranianos me pedindo para tirar fotos com eles ou trocar informações de contato.

10 - Quase toda a gente que fazes contato visual na rua, sorri-te e diz "Olá!", em inglês.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário