domingo, 18 de junho de 2017

ANIMAL DA SEMANA - Equidna



- É um animal com características físicas incomuns. Equidnas são da ordem dos monotremados (mamíferos que põem ovos). Atualmente existem somente duas espécies de mamíferos que poem ovos: a equidna e o ornitorrinco.



- O corpo é revestido por espinhos, com exceção do ventre, face e pernas.
Há dois tipos de cobertura: um casaco de pelos grossos curtos, que serve como isolante do frio e longos espinhos que chegam a medir cerca de seis centímetros, que os protege de predadores. Os espinhos são pelos modificados.
Quando confrontados, eles fogem ou se enrolam como uma bola, expondo apenas os espinhos. Em outras situações, cavam rapidamente deixando apenas os espinhos expostos.



- O processo reprodutivo é peculiar. Algumas semanas após o acasalamento, ela cava um buraco e poe um único ovo mole diretamente da cloaca para uma espécie de bolsa. Após cerca de 10 dias o ovo eclode e nasce um minúsculo filhote.



- Como os monotremados não possuem mamilos, o filhote se alimenta lambendo o leite que é secretado diretamente dos poros.
Com dois a três meses o filhote é ejetado da bolsa materna, devido ao crescimento contínuo de seus espinhos.
Após desocupar a bolsa, ele ainda permanece na toca nos próximos 6 meses, continuando a mamar. Só vão deixar realmente a toca, entre 180 e 205 dias depois do nascimento.



Equidnas se assemelham a porcos-espinhos e ouriços. Há cinco subespécies reconhecidas. As subespécies diferem uns dos outros principalmente na cobertura espinhosa e tamanho das garras.
São encontrados somente na Oceania, mais especificamente na Austrália e Nova Guiné.



As mandíbulas são estreitas e não têm dentes. As garras nas patas traseiras são alongadas e curvas para trás.
A dieta é em grande parte composta de formigas e cupins, embora, coma outros invertebrados, que detecta com seu focinho sensível.

Equidna-de-bico-longo

- O equidna-de-bico-longo é raríssimo. Só habita no oeste de Nova Guiné.
Tem um focinho mais longo, é mais alta e maior, em comparação com a espécie mais conhecida.



Equidna-de-focinho-curto
Nome em inglês: Short-beaked echidna
Nome científico: Tachyglossus aculeatus

Equidna-de-bico-longo
Nome em inglês: Western long-beaked echidna 
Nome científico: Zaglossus bruijni

Nenhum comentário:

Postar um comentário