domingo, 6 de dezembro de 2015

Animal da semana - Polvo-gigante-do-pacífico

Esse habitante do Oceano Pacífico tem uma aparência um tanto exótica, com seus 8 tentáculos enormes que servem como braços e pernas.
Saiba um pouco mais sobre eles, logo a seguir!




São geralmente de cor avermelhada ou rosada. A região principal do corpo próximo dos olhos, é em forma arredondada parecendo um saco.




Os quatro pares de braços são cobertos com aproximadamente 280 ventosas, que contêm milhares de receptores que o auxiliam na busca por alimentos.


Os polvos são criaturas consideradas muito inteligentes e possuem grande capacidade de mudarem a cor da pele para ficarem parecidos com as rochas ao redor deles. 
Polvos-gigantes-do-Pacífico são os maiores de sua espécie, podendo atingir mais de 4 metros entre as pontas dos braços e quando adultos, chegam a pesar mais de 40 quilos!



Mesmo o maior polvo do mundo, pode espremer-se em espaços pequenos, de forma a se esconder completamente!
Os membros desta espécie são tímidos e raramente exibem comportamento agressivo para com os seres humanos.




Possuem uma rara capacidade de liberar uma nuvem de tinta, como uma forma direta de defesa, permitindo-lhes procurar refúgio seguro, mas, raramente o fazem, em vez disso, eles tendem a lutar contra predadores com seus braços.




Quando sentem-se ameaçados, usam suas habilidades de propulsão a jato, deslocando-se rapidamente.



Nascem através de ovos que as mães depositam aos milhares em tocas. 
Nessa fase, são do tamanho de um grão de arroz. As mães são extremamente dedicadas, permanecem na toca onde estão os ovos, por até sete meses, "abanando-os" com os braços ou disparando correntes de água sobre eles. Elas quase não comem durante este tempo e geralmente morrem logo após cumprir sua tarefa maternal.



Em seguida os minúsculos polvinhos emergem para as águas da superfície para se alimentarem de plânctons por até três meses, após esse período, descem para o fundo do mar. 



Nome científico: Enteroctopus dofleini

Nenhum comentário:

Postar um comentário