sexta-feira, 29 de maio de 2015

Duas plantas surpreendentes: Pé de ovo e Flor-do-beijo!

Essa curiosa planta tem os frutos muito parecidos com ovos!  A semelhança não é apenas na cor, mas também no formato!


Cada planta produz apenas de 5 a 15 frutos (ovos), e só uma vez em toda sua vida. Cerca de dois meses depois do plantio, surgem as primeiras flores cor de violeta. Os primeiros frutos já são branquinhos e têm o tamanho de uma azeitona.




Quatro meses depois a planta chega a um estágio em que quase todos os frutos ganham formas de ovos. Após maduros, adquirem uma cor amarelada, laranja ou creme. Esse é o momento da colheita.




Seu período de produção é de aproximadamente 6 meses. A planta apresenta um tamanho pequeno, podendo variar entre 30 a 50 cm de altura.

Nomenclatura botânica: Solanum Ovigerum

Flor-do-beijo

Esta bela e rara espécie é encontrada nas florestas tropicais de alguns países da América Central e do Sul, tais como Colômbia, Equador, Panamá, Jamaica, Costa Rica ou Honduras.




As flores-beijo ou Flor-de-lábios, encantam quem as observa, com suas cores intensas e forma encantadora de lábios carnudos. A forma atraente dos lábios, na verdade, não é a flor; são pares de brácteas, que são folhas que parecem flores e cuja função é de proteger as flores em desenvolvimento. Em algumas plantas as brácteas assumem cores, formas e texturas semelhantes às de pétalas, tomando para si a função de atrair polinizadores. No caso da flor-de-lábios, as brácteas servem para proteger as pequenas e inexpressivas flores brancas.







Muita gente que passa diante dessas plantas, certamente fica alguns minutos as observando e tirando fotos. Seria algo digno de muitos comentários ter um jardim com uma planta que "põe ovos" ou que brota "bocas". 

Nomenclatura botânica: Psychotria elata



Nenhum comentário:

Postar um comentário