domingo, 16 de outubro de 2016

AVE DA SEMANA - Whiskered Treeswift

Esse pássaro faz um ninho muito pequeno que não cabe ele dentro. Veja como eles fazem para incubar o ovo


- Ambos os adultos fazem o ninho em um ramo frágil, na horizontal.



- Os ninhos são construídos com uma mistura de saliva endurecida, pedaços de musgo, flocos de casca e penas do corpo. A fêmea deposita apenas um ovo, que permanece preso à superfície do ninho com a ajuda da saliva do pássaro. Por esse motivo que não rola para o chão da floresta. Os adultos compartilham a incubação. 


- Durante a incubação, diferente das outras aves, eles repousam sobre o ramo e não diretamente no ninho.




- O ninho é tão pequeno no galho fino que parece com uma parte do ramo.



- Há duas listras brancas paralelas que se destacam em cada lado da face. As asas são longas e se estendem com as pontas bifurcadas.



- O Whiskered Treeswift é encontrado no continente Asiático, nas florestas de países como Singapura, Filipinas, Indonésia, Myanmar, Tailândia e Malásia.



- Alimenta-se principalmente de insetos. Ele senta na postura ereta, de onde pode ter uma boa visão dos arredores. O filhote é alimentado por regurgitação do adulto.



- Um observador dessa ave disse: "Estou absolutamente espantado que o ninho dessa espécie parece ser tantas vezes menor do que a ave adulta. Além disso, o ninho parece estar tão exposto aos elementos e à predação, e deve usar uma supercola para manter o ovo fixo no lugar! Talvez o tamanho mínimo seja, portanto, um mecanismo de defesa contra a predação. Qualquer que seja a evolução desta estratégia, é claro que funciona! Fotos lindas e uma delícia de ver. "

Aqui está um vídeo:



Nome científico: Hemiprocne comata

Nenhum comentário:

Postar um comentário