domingo, 17 de julho de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Ocapi

Poucas pessoas tiveram a oportunidade de fotografar um ocapi em estado selvagem!
A seguir você conhecerá algumas informações interessantes desse animal raríssimo!


- Ao olhar um ocapi pela primeira vez, a impressão inicial é que ele parece com uma girafa tendo a parte traseira de uma zebra.



- Só são encontrados na natureza, quase que exclusivamente no nordeste da República Democrática do Congo, África central, mais especificamente, na floresta Ituri.
Lá encontra-se a Okapi Wildlife Reserve (Reserva de Fauna dos Ocapis), perto das fronteiras com o Sudão e Uganda. A reserva cobre apenas um quinto da área da floresta.



- O Ocapi é herbívoro. Durante o dia eles buscam alimentos, caminhando por trilhas na floresta, feitas por gerações anteriores.


- A pelagem é marrom-avermelhada com as notáveis listras horizontais na parte traseira. As pernas são intercaladas entre padrões branco e preto. 
Observe que acima de cada casco há uma mancha preta, como uma argola em torno da perna.



- Apenas os machos tem chifres, que são recobertos de pelos, localizados entre as orelhas e os olhos. As orelhas são grandes e verticais.



- A forma do corpo é semelhante à da girafa, as principais diferenças é o pescoço menor e a cor da pelagem.



- É um animal ameaçado de extinção em ambiente natural. A maior ameaça à população de Ocapis é a perda de habitat, devido ao desmatamento.
- Tem deficiência visual, contudo, a audição compensa. A língua é muito longa e flexível, pra facilitar a retirada de folhas e brotos de árvores e para limpeza corporal.



- Além do fato do habitat natural desse animal ser no nordeste do Congo, outras características tornam ainda mais difícil avista-lo em estado selvagem: as florestas tropicais da África Central são densas, eles são muito cautelosos e sua audição é altamente desenvolvida pra alerta-los da aproximação de predadores vindos de grandes distâncias.



- O período de gestação é muito longo, pode durar até 16 meses, algo como 440-450 dias, quando a fêmea dá à luz a um único filhote.



- O ocapi só foi oficialmente descoberto no mundo científico, em 1901, quando o explorador britânico Sir Harry Hamilton Johnston, levou para o Reino Unido, evidências de sua existência.



- Em 2011 havia 155 exemplares de ocapis em zoológicos no mundo. A maioria deles nos EUA, 60 em jardins zoológicos europeus, 2 espécimes na África do Sul e 7 no Japão.  A população mundial está estimada em 10 mil a 35 mil unidades.

Nome em inglês: Okapi
Nome científico: Okapia johnstoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário