terça-feira, 12 de janeiro de 2016

A fotógrafa Molly Landreth retrata pessoas LGBT em imagens fantásticas!

Molly Landreth é uma artista e fotógrafa freelance especializada em retratar o estilo de vida e do casamento de pessoas em uma série de retratos maravilhosos, que se tornou um criativo trabalho artístico e social. 
O projeto é basicamente registrar gays, lésbicas e afins, em seus próprios espaços e rotinas cotidianas. São pessoas desconhecidas de todas as esferas da vida, com padrões físicos comuns como as que encontramos nas ruas, ou seja, sem seguir um estereótipo.
Molly diz: "A comunidade gay é tão freqüentemente sub-representada ou deturpada. Este projeto tem o objetivo de melhorar os seus direitos."
Para conhece-los, a fotógrafa faz uma pequena entrevista e em seguida, lhes permite sugerir um local que faria um bom pano de fundo para a história de sua vida.

Veja a seguir uma amostra com 25 imagens desse belo trabalho!


























Às vezes ela se surpreende com seus colaboradores, da forma como se vestem.
A roupa é escolhida baseado também na sua vida em questão. 
Landreth quer que seus "modelos" vistam algo que faça uma declaração sobre quem eles são. 
"Há um milhão de maneiras diferentes que as pessoas se vestem, então não há realmente uma única moda estranha." 


Em uma entrevista concedida em 2010, para  Matt Lutton, a fotógrafa explica mais detalhes sobre seu trabalho:

Molly Landreth


"O projeto começou em 2005 como um esforço puramente fotográfico. Fotografei amigos e conhecidos para entender melhor meu próprio lugar dentro da comunidade gay, bem como uma oportunidade para criar belas representações de pessoas que eu amo e respeito. Eu não tinha ideia de que eu estaria começando um grande projeto, que um dia iria incluir temas de todo o país. Eu teria ficado aterrorizada até para começar!

Juntamente com minha colaboradora, a australiana Amelia Tovey, fazemos muitas pesquisas, bem como um monte de respiração profunda para trabalhar, até a coragem de abordar as pessoas e pedir-lhes para ser aberta e honesta na frente de minha câmera. É uma coisa totalmente estranha e insanamente gratificante fazer.

É realmente emocionante.



Molly Landreth e Amelia Tovey

Nossa meta para este projeto é explorar o que significa ser gay na América de hoje e fazer retratos complexos e belos no processo. A reação das comunidades LGBT e aliados tem sido incrível. Eu recebo cartas o tempo todo, especialmente de jovens, agradecendo-nos por fazer o trabalho. Muitas pessoas dizem que é a primeira vez que viu representações de homossexuais que eles puderam se orgulhar". 


Molly também faz palestras e já foi destaque em publicações como The New York Times, as revistas Time, Newsweek, The Advocate, OUT, Marie Claire e The New Yorker. 
Ela tem mestrado em Belas Artes pela Escola de Artes Visuais de Nova York. 
Já apresentou suas fotos em muitas exposições e já ganhou muitos prêmios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário