terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Tudo sobre a Tocha Olímpica do Rio 2016!

A Tocha Olímpica vai viajar por grande parte do Brasil. Serão cerca de 90 dias de revezamento e passará por mais de 300 cidades.

A Tocha Olímpica

A Chama Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade. 
A chama é conduzida através das tochas, em um grande revezamento que leva a mensagem Olímpica para além da cidade-sede e que termina com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos.
Como um dos principais atributos de inovação da Tocha Olímpica Rio 2016, os segmentos se abrem, revelando elementos de brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil.






Rota do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016



O revezamento começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Olímpia, na Grécia. De lá, a chama Olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final. A essência do revezamento é passar a chama Olímpica de um condutor para outro, envolvendo todo o país no clima dos Jogos. O processo de seleção dessas pessoas está encerrado. Em fevereiro de 2016, será divulgado os condutores da Tocha Olímpica, no site oficial das olimpíadas Rio 2016.

Veja no vídeo abaixo, o percurso por onde a Tocha vai passar:



Conheça mais sobre o designer da Tocha Olímpica do Rio 2016


O Céu

O ponto mais alto da Tocha Olímpica é representado pelo Sol, que assim como o brasileiro, brilha e ilumina por onde passa. Sua cor remete ao ouro, que representa a conquista máxima dos Jogos.

As Montanhas

Logo após o símbolo do Rio 2016, vem as primeiras faixas que é a beleza natural do Rio, expressa nas curvas verdes de seus morros e vales.

O Mar

A terceira faixa de ondulações azuis, orgânicas e fluidas representam o mar, tão presente nas paisagens do Brasil e do Rio.

O Chão

Nas 2 últimas faixas, é nossa terra, que faz parte da nossa história. Representada pelo calçadão de Copacabana, o pedacinho de chão mais famoso do Brasil.

Veja esse vídeo que mostra toda sua beleza:



O visual da tocha olímpica moderna foi criado por John Hench, artista da Disney que projetou a tocha para as Olimpíadas de Verão de 1960, na Califórnia. O design criado por ele foi a base para as tochas que viriam a seguir. Desde então, os projetistas tentam criar uma tocha que represente o país anfitrião e o tema dos Jogos Olímpicos em questão.
A tocha olímpica deve permanecer acesa durante todo o percurso por onde passar.
É produzida de modo que a chama resista ao vento, à chuva, à neve e outras variações climáticas.

Se quiser saber se sua cidade estará no roteiro de revesamento da tocha, confira no link abaixo: 

2 comentários:

  1. sensacional a reportagem postada sobre a tocha olimpica, consegui fazer u cmentario uffa
    eh simplismente tudo muito lindo. Parabens.

    ResponderExcluir
  2. também gostaria de ressaltar a imagem do dia de hj 16-05, eh de tirar o folego de lindo...

    ResponderExcluir