quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Heinz Stücke – Ele quis conhecer o mundo de bicicleta! E conseguiu! (Terceira parte)

Ele é o cicloturista mais viajado do mundo. Com a sua bicicleta, ele já percorreu todos os países, desde que saiu de casa em 1962! 
Acompanhe a terceira parte do breve resumo dessa incrível aventura!

A Volta ao Mundo em Bicicleta
(Parte 3)


Quais os lugares que posso lembrar, nesta terceira parte? 
Istambul, uma cidade em dois continentes, onde o Oriente encontra o Ocidente. É inesquecível olhar de Uskudar, no lado asiático sobre o Bósforo, a configuração e silhuetas do sol e centenas de minaretes pontiagudos contra o céu e o som agudo do "muezzin" no ar, chamando as pessoas para a oração. 

Nas altas planícies da Anatólia, na Turquia, eu tive que fugir de enormes cães guardadores de ovelhas, que viam atrás de mim por muitos quilômetros. Nesses dias, gostaria de pedalar furiosamente para escapar deles e ter coberto boas distâncias. 
Quando chegou minha vez, eu iria perseguir camelos estúpidos em trechos do deserto. Embora eles pudessem fugir em qualquer direção, teimosamente corriam no meio da estrada, em minha frente, por milhas. 

Em Jerusalém, quando ainda pertencia à Jordânia, visitei os lugares santos. Entrei pelo portão Esteban e segui a "Via Dolorosa". Enquanto empurrava a bicicleta, era provocado por um bando de jovens, tornando-se uma 'Via Dolorosa' para mim também. Por último, alguns policiais militares vieram em meu socorro. 

No Irã, me lembro das estradas, um ataque de febre tifoide e as mesquitas impressionantes de Khum, lsfahan, Mashhad, Shiraz e Teerã e, claro, as ruínas de Persépolis, capital do Império Persa há 2.500 anos sob Cyrus , Dario e Xerxes.


Um dos países mais interessantes que já visitei, foi a Índia. É também um dos mais pobres, mais sujo e mais chocante. 
Pessoas morrem literalmente nas ruas, transeuntes simplesmente não se importam com isso. Você fica enojado com o que vê, mas após algum tempo, você também aprende a ignorar.
Ainda assim, o povo da Índia e suas religiões, seus costumes variados, seus saris coloridos e alimentos exóticos, o seu estilo de vida e templos .... é tudo tão estranho, excitante e novo, que a Índia ocupa um lugar elevado entre todos os lugares que eu vi. 
Suprema beleza é o que se encontra no Taj Mahal na lua cheia. Um brilho pálido vem do prédio branco. Como o guia diz: "É um sonho de mármore construído por gigantes e terminado por joalheiros". 
Pode-se desfrutar da Índia, mas é difícil entendê-la. 

De Colombo, no Sri Lanka eu não sabia para onde ir. Tinha planejado originalmente ir à África do Sul, mas não conseguia encontrar uma passagem de trabalho. Eventualmente, eu comecei a trabalhar em um navio norueguês de frutas. Depois de Singapura, fomos para Haiphong, Vietnã do Norte, estávamos a transportar bananas de lá para Nakodka, Rússia. 

Para tornar uma história longa, em curta, eu consegui entrar na Rússia na terceira tentativa, e descobri mais tarde que o homem que me deu autorização para entrar, não tinha autoridade para fazê-lo. Na Sibéria, pensei que não poderia ir de ciclo por causa de razões políticas. Tinham-me dito que "não havia estradas". 
Supostamente eu poderia ir de ciclo na parte europeia da Rússia, mas, depois fui levado para Moscou. Finalmente fui confrontado pelo funcionário responsável do turismo para toda a Rússia. Ele disse: "Desculpe, não temos nenhuma provisão para os turistas que viajam de bicicleta. Você terá que deixar o país". 



Quando entrei na África por meio de Gibraltar, fui recebido por uma das maiores enchentes que Marrocos já teve. 
Em uma das noites seguintes eu tive que empurrar a bicicleta durante oito horas por até 3 pés de água (quase 1 metro), tentando desesperadamente me manter na estrada. 
Saí bem da água, mas tudo estava encharcado. 

Muitas pessoas não percebem que a África não é esmagadoramente "negra". Uma grande parte do território Africano é árabe, e o mesmo. é o caso da população. Mesmo os etíopes, embora muito escuros, não gostam de ser classificados como negros (são Hamits). O povo árabe e do mundo árabe não eram novidade para mim, porque eu tinha estado lá antes. Os árabes são muito preconceituosos contra o negro, tanto quanto, por exemplo, os brancos da África do Sul. 

Pessoalmente, achei os africanos, muitas vezes decepcionantes. Raramente era possível uma boa conversa
Muitas vezes tinha raiva deles, rindo e rindo quando eu passava pedalando, suando e tendo um momento difícil. Nesses momentos eu poderia ter explodido. 
Estou tentando não ser preconceituoso, mas ... bem, eu tenho muito a aprender. 
Claro que não se deve esquecer o seu passado colonial e considerando a forma como os seus antigos mestres viveram. Deve ter sido engraçado, afinal, para eles, ver um homem branco em uma bicicleta.



Devido as grandes savanas, tribos coloridas, o Kilimanjaro (quase 5.900 m), a cratera de Ngorongoro e Ruwenzori, por causa da orgulhosa altura dos Massai e Watusis, por causa de todas estas coisas, a média África é mais emocionante que a maioria das outras partes da África. 
Apenas um pouco mais ao sul, é claro, você tem a espetacular Victoria Falls. Outros destaques foram as pirâmides e as ruínas dos faraós no Egito. As ruínas gregas e romanas do norte da África também eram magníficas. 
Etiópia, com suas montanhas escarpadas, não é tão conhecido. O desfiladeiro Takazze no Simien é supostamente tão grande que, de acordo com um guia, você poderia jogar o Grand Canyon nele e "dificilmente notaria"!

No sul do Sudão e da Etiópia e no norte do Quênia encontrei algumas das piores estradas do que em qualquer outro lugar. Às vezes, elas eram pouco visíveis, outras vezes destruídas por rios temporários, muitas vezes também de areia. Em momentos como esse, eu descia e empurrava. 

Peguei pneumonia no Egito, no Mar Vermelho, em um lugar onde, por causa do ar seco e quente, as pessoas geralmente são enviadas para "curar doenças pulmonares". Fiquei 10 dias em minha barraca sem atendimento hospitalar. Um médico viajando me deu alguns antibióticos. Eu corria atrás de uma série de outros viajantes nas estradas poeirentas da África. Não havia estradas demais para ir adiante. 
A questão mais confusa: água. Devo ter bebido uma água no sul da Etiópia, para mim, tinha gosto de champanhe. Isso foi depois da água ter acabado, havia quase dois dias. 

Quando cheguei na África do Sul, gostei dos confortos de um país rico e bem desenvolvido, com boas estradas asfaltadas, cidades grandes e não tive dificuldades em chegar à Cidade do Cabo, que era meu destino final na África. 
Saindo da Cidade do Cabo, fui deixando uma das grandes cidades bonitas do mundo para trás. Mas o Rio de Janeiro é ainda mais bonito, e estava esperando por mim. 
Paguei 228 dólares nos EUA para a minha passagem para a América do Sul. Esta foi a partir da generosidade de Haile Selassi.


Durante as minhas primeiras semanas na América Latina, em abril e maio de 1964, se alguém houvesse me dito que eu iria ficar mais de quatro anos, eu teria respondido "Impossível!" 
Mas, durante esse tempo eu desacelerei mais e mais. Além disso, encontrei os latino-americanos e os achei muito simpáticos, generosos e fáceis de conhecer. 
Eles iriam abrir os braços e as casas rapidamente para um jovem aventureiro. 'Desportista y Aventurero' soa bem em espanhol. Eles são tão espontâneos por vezes, como a vontade de manter suas promessas. Contanto que você não espere que eles façam o que dizem que vão fazer, você pode ter um tempo maravilhoso. 
Eles não usam muita lógica. Agem de acordo com seus sentimentos a qualquer momento. Assim, eles podem ser muito imprevisíveis e contraditórios. 
Colocam muita ênfase em viver e jogar em primeiro lugar; trabalho vem depois. Talvez por esses motivos eles pareçam se preocupar menos.
São muito capazes e tem muito potencial, mas pouca vontade. Na minha opinião, essa é uma das razões pelas quais a América Latina ainda é chamada de "um continente em desenvolvimento". 
Mas, por que deveríamos tentar fazê-los gostar de nós. Vá e aceite o seu modo de vida. 




Durante a minha estadia, tornei-me um latino-americano de muitas maneiras. 
Visitei todos os países e as regiões ultraperiféricas da América do Sul. Em geral, as estradas eram melhores do que na África, mas, mais montanhosas. Atravessei a Cordilheira dos Andes em diversas ocasiões. Entre Lima e La Oroya empurrei a bicicleta sobre a passagem de Ticlio, em 4.843 metros e foi o meu ponto mais alto com a bicicleta por muitos anos. 
Na Patagônia, fortes ventos constantes do oeste iriam empurrar ou me derrubar, dependendo da curva da estrada. 

Entre as grandes vistas da natureza, gostei das Cataratas do lguaçu (na fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai) e a Angel Falls, na Venezuela, que é a mais alta de todas as quedas, com pouco menos de 1.000 metros. 
Minha cachoeira favorita no mundo é a esplêndida Kaieteur Falls (quedas velho), com 225 metros, na Guiana (seu nome deriva do costume indiano de colocar um homem velho em sua canoa para seu último passeio rio abaixo.) 
A ida e volta de Georgetown me levou dez dias, porque as quedas são remotamente localizadas em regiões de selva. 

Alguns outros lugares impressionantes são as ruínas incas de Cuzco e Machu Picchu, no Peru. Também gostei das ruínas dos maias, astecas, olmecas e toltecas na Guatemala e no México. 

Cenário montanhoso espetacular foi oferecido em toda a cadeia andina com enormes geleiras no sul. Diferente e emocionante foram as cadeias de vulcões ativos na América Central. Foi um dia muito emocionante quando eu estava no sopé do vulcão Pacaya na Guatemala, quando este estava em plena erupção! 

Gostei dos costumes dos coloridos indígenas da Guatemala, Bolívia, Peru e Equador, pela sua originalidade e sua qualidade fotogênica. 

Mais aventureiro de todos foram as muitas viagens e expedições que fiz para as regiões da selva. Como não havia estradas, normalmente eu tive que deixar a bicicleta para trás. A pé, de jangada, canoa e barcos maiores, cobri grandes partes da floresta amazônica. 
Desde que eu era um garoto, eu queria ver o mais poderoso de todos os rios, onde até mesmo os afluentes menores são maiores do que qualquer coisa comparável na Europa. 

O objetivo da aventura é se sentir completamente em seu próprio país, quando a própria vida depende de suas habilidades e decisões. 



Me senti um pouco como Livingstone ou Stanley, devem ter sentido, quando eles exploraram a África, a cem anos atrás. 
Mas a selva era também um lugar difícil de viver; quente, úmido e, muitas vezes chato. 
Encontra-se menos animais do que se poderia pensar. 
Na imaginação da maioria das pessoas, a selva é um lugar onde os animais se escondem atrás de cada árvore. Eles pensam de onças rondando, cobras deslizando e macacos saltando. Eles sonham com insetos zumbindo e som em toda parte. 
Na realidade, tudo é uma névoa esverdeada. 
É difícil realmente, ver ou distinguir qualquer coisa, a menos que talvez um índio lhe diga exatamente para onde olhar. 
Vá para olhar para os animais. Vá tentar encontrar uma cobra para si mesmo. Você vai se decepcionar. Você se cansa. Você desiste. 
Então, de repente, algum ruído, alguma coisa se afasta e você tem sorte de ter visto o que era. Você deve ter muita sorte para obter um vislumbre, digamos, de uma anta ou uma onça. 
Eu nunca vi uma onça-pintada ao vivo nas selvas, e passei muito tempo lá. 
Não sei exatamente porque eu estava tão atraído pela selva, afinal.
Mas eu estava feliz por sair novamente, para voltar para o conforto de ver a civilização mais uma vez. 

América do Norte pode não ter a Selva Amazônica, mas, quando se trata de vistas espetaculares sobre a natureza, os Estados Unidos não pode ser superado, acho que, em qualquer lugar do mundo. 
Um grande número dos monumentos mais incomuns da natureza estão espalhados por todo o país de costa a costa. 
Seja o imenso e colorido Grand Canyon ou as sequoias e árvores gigantes na Califórnia ou os arranha-céus igualmente gigantes da natureza em Monument Valley e os milhares de intrincados pinacles vermelhos, rosa e amarelo de Bryce Canyon, a Floresta Petrificada, o fantástico Zion Canyon, Yosemite National Park , Niagara Falls. 
Onde quer que você for, ficará encantado com as criações da natureza. 
No entanto, após seis anos em duas Américas, finalmente tornei-me ansioso para partir para outra parte do mundo. 
O bit final de emoção veio em San Francisco, quando minha bicicleta desapareceu, mas, através dos extensos anúncios que foram transmitidos por TV e rádio e através da ajuda dos cidadãos de lá, minha bicicleta, felizmente foi recuperada apenas 4 dias depois. 
A bicicleta já havia sido roubada em outras três ocasiões; na Colômbia, Turquia e Filipinas. No Tibete foi confiscada pelas autoridades, mas acabou por ser devolvida. 
Devo me considerar muito sortudo do fato de tê-la recuperado de cada vez. Com o passar do tempo, comecei a ter uma relação especial com ela e eu não saberia o que fazer se eu a perdesse. 

Meu plano era parar no Havaí por um tempo, o que também serviu como um trampolim através do Pacífico. Apesar dos muitos turistas, gostei do grupo de ilhas e dos amigos muito bons que fiz por lá. 

Mais emocionantes eram os vulcões ao vivo na ilha grande e a subida ao Mauna Loa (mais de 4000 metros), passando-se por meio de sua incrível paisagem vulcânica desolada. 

Também uma nova experiência iniciaria quando estava voando para as muitas ilhas da Micronésia a caminho de Okinawa. 
Felizmente, conheci um piloto da Air Micronesia, e minha bicicleta foi transportada gratuitamente. 

No Japão, encontrei considerável sucesso financeiro e publicidade.
Em geral, há muita gente na maioria dos lugares, mas a bondade do povo, sua honestidade e sua disposição para ajudar, veio como uma surpresa agradável. 
Muitas vezes as pessoas pensam nos japoneses como sendo impenetráveis e misteriosos. Encontrei neles uma grande abertura, sempre prontos para rir, um entusiasmo quase infantil e prontidão para fazer qualquer coisa que você sugerir, como escalar uma montanha, fazer uma turnê ou jogar algum jogo. 
Eles constantemente davam pequenos (e grandes) presentes e lembranças. 
A única grande desvantagem no Japão é a conversa com as pessoas. Uma maneira diferente de agir pode causar mal-entendidos indesejados. Não é que as conversas sejam muito complicadas, na verdade, eles geralmente não falam sobre coisas menos importantes, porque o povo japonês mantem seus problemas para si mesmos. 
Para se dar bem em áreas superpovoadas esta é uma necessidade, mas a tensão, por outro lado, às vezes encontra saída no acelerador do carro. 

Ocidentalização é óbvio no Japão, mas apenas na parte externa. Grande parte da vida e da cultura japonesa é tradicional e indígena. Coisas ocidentais obtém uma marca japonesa muito rapidamente. 
Os japoneses são provavelmente as pessoas mais homogêneas em todo o mundo. Entender um deles é entender a maioria deles. 

Deixando o Japão em novembro de 1972 com o bolso cheio de dinheiro e muitas boas lembranças, eu pensava que seria capaz de fazer o meu caminho de volta para a Alemanha em um ano ou dois, sem mais problemas com dinheiro. 




É interessante notar quantas vezes eu disse que iria para casa e quantas vezes eu estava errado. Comecei este "negócio de ir de volta para casa" nos anos sessenta. 
Primeiro, era para eu estar lá em 1968, depois em 1970. 
"Bem", eu disse: "Tenho certeza que estarei em casa para as Olimpíadas de 1972". 
Depois foi para a Copa do Mundo de Futebol de 1974. Finalmente, 1975 seria o ano em que voltaria.
Depois disso, quando as pessoas perguntavam: "Quando você pretende ir para casa?", eu dava de ombros e dizia: "Não tenho certeza, talvez no próximo ano ou no ano seguinte", ou dizia: "Eu tenho que quebrar o recorde de Marco Polo!" 
“Qual é o seu recorde?” 
Bem, ele ficou afastado por 25 anos. 
Agora, a minha resposta é: "Eu vou para casa quando acabar de conhecer novos países."

Aguardem os dois últimos episódios! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário